segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Depois de passar pelo Santa Cruz, Abílio Pedro elimina o Estudantes e fará final inédita


Edmar Ferreira

O Abílio Pedro tornou-se, num curto espaço de tempo, um dos gigantes do futebol amador de Limeira. Após dois acessos consecutivos - o último para a divisão de elite - o time do presidente Agnaldo está na final da Copa Gazeta Ouro, o mais importante campeonato de futebol da cidade. O momento da equipe é espetacular, o que aumenta o fanatismo de sua torcida, além é claro, de deixar todos entusiasmados e confiantes na conquista do título inédito.

O Abílio Pedro chega à decisão da "Libertadores do Amador" invicto, com dois empates (1 x 1 Santo Antônio e 1 x 1 Estudantes) e duas vitórias (3 x 0 Centro Rural e 3 x 1 Santa Cruz).

Curiosamente, o seu adversário da final será o surpreendente Centro Rural, time do qual venceu por 3 a 0, na fase de classificação, em duelo realizado no Sindicato do Papeleiro. Será uma espécie de tira-teima, domingo que vem no Pradão. Uma coisa é certa: a casa estará cheia mais uma vez.

Jogo

Mesmo jogando pelo empate por ter feito dois gols a mais do que o oponente na fase de classificação (7 x 5), o Abílio Pedro criou as melhores chances no primeiro tempo. Aos 13, Dedé cruzou da esquerda e a bola quase traiu o goleiro Gelson. Aos 15, Jé, com falta, se livrou do marcador e da meia-esquerda chutou forte para a defesa do goleiro do Estudantes. No minuto seguinte, Tadeu recebeu pela esquerda e mandou cruzado, raspando a trave.

O Estudantes não tinha um armador e a ligação era direta da defesa para o ataque. Aos 17 minutos, falta cobrada por Du Iversen e quase Tadeu marcou contra. O desvio de cabeça do goleador pegou na trave e na sequência, Anderson segurou.


Aos 20 minutos, novamente Tadeu incomodou a defesa adversária. Betinho foi desarmado por Luizinho na ala-esquerda. O lateral cruzou na cabeça do palmeirense, que escorou por cima. O lance serviu para agitar a Fúria Abilhão, que mais uma vez compareceu em bom número. O que a torcida não esperava era pela falha do zagueiro Baiano, o xerifão do sistema defensivo. O becão chutou em cima de Douglas Richard, que levou a melhor. O ex-atacante do São Caetano desceu sozinho pela direita e cruzou rasteiro para Nei Bala, ex-Inter de Limeira, que só teve o trabalho de tocar na saída de Anderson: 1 a 0.

O clima esquentou na saída das equipes para o vestiário no inteervalo. Valério e Freicom bateram boca, mas não houve agressão, graças ao pessoal do "deixa disso". Lucas Negão, técnico do Abílio Pedro, sentiu que sua equipe poderia ser prejudicada pelo nervosismo de Freicom e decidiu sacar o seu melhor jogador do meio-de-campo, colocando Thiago. Desta forma, sua equipe passou a ser mais ofensiva.


O Abílio Pedro voltou em cima do Estudantes na segunda etapa. Logo aos 2 minutos, Tadeu aproveitou uma jogada individual de Jé e mandou uma bomba da meia-esquerda, que raspou a trave de Gelson. Aos 3, Dedé fez o mesmo, levando mais perigo ainda.

O Estudantes se fechou, deixando apenas Nei Bala no ataque. Em um dos raros contra-ataques, Du Iversen tabelou com Nei Bala e saiu na cara do gol. Só que perdeu a passada e o tempo de bola, desperdiçando uma ótima oportunidade.

A torcida pediu e Lucas Negão colocou o rápido Everton no ataque. Aos 19, após cobrança do "reserva de luxo", o zagueiro Baiano teve a chance de se redimir do gol do Estudantes. Ele pegou de chapa na segunda trave, porém por cima do gol. O tento de empate era uma questão de tempo e aconteceu aos 26 minutos. E foi uma pintura. Falta cobrada por Baiano de Cordeiro da ponta-direita. A bola viajou, tocou na trave e entrou. Uma cobrança magistral do jogador, eleito o melhor em campo nos 1020 AM da Rádio Educadora: 1 a 1.


Com o empate, foi a vez do Abílio Pedro gastar o tempo, abusando da cera novamente, como nos 20 primeiros minutos de jogo. O Estudantes adiantou seus volantes e pressionou o rival. Aos 31 minutos, um lance polêmico que fatalmente será discutido hoje no Segunda Esportiva. Betinho levantou na cabeça de Felipe, que marcou. O auxiliar Fábio Menezes Brito apontou o impedimento e o árbitro Flávio Rodrigues Guerra - que teve uma atuação perfeita na partida - anulou o gol do time presidido por Rochinha.

O Estudantes apostava no jogo aéreo, mas a zaga do Abílio Pedro estava bem postada, cortando tudo. Aos 44 minutos, Nei Bala jogou para fora a vaga na decisão. Ele recebeu um cruzamento perfeito da direita de Thiaguinho, e livre de marcação, errou o cabeceio na pequena área, escorando à esquerda de Anderson. Nem ele acreditou no gol perdido. Fim de jogo e, para variar, festa da Fúria Abilhão no gramado do Pradão.


Ficha Técnica

Abílio Pedro 1 x 1 Estudantes

Gols - Nei Bala aos 30 minutos do 1º tempo (ES); Baiano de Cordeiro, de falta, aos 26 minutos do 2º tempo (AP)
Local - Estádio Comendador Agostinho Prada
Árbitro - Flávio Rodrigues Guerra
Auxiliares - Augusto César Maia Gomes e Fábio Menezes Brito
Abílio Pedro - Anderson; Luizinho (Gilsinho), Baiano, Murilo (Mizael) e Dedé (Conca); Etão, Joãozinho, Freicom (Thiago) (Vinícius) e Baiano de Cordeiro; Tadeu (Indião) e Jé (Everton). Técnico - Lucas Negão.
Estudantes - Gelson; Neguitão (Bruninho), Lu, Valério e Betinho; Rafael (Felipe), César (Thiaguinho), Du Iversen, Danielzinho (Kazuo) e ; Douglas Richard (Zoínho) e Nei Bala. Técnico - Valentim.
Ocorrências - cartões amarelos para Freicom e Indião (AP) e Rafael (ES).

*** Fotos - JB Anthero

Nenhum comentário:

Postar um comentário